Câmara de Vereadores de Pantano Grande
FALE COM O COREDE/VRP

28/09/2020 às 17:01
Assembleia Geral Regional define projetos para a cédula da Consulta Popular

Encontro virtual ocorreu nesta se segunda-feira, dia 28, às 14h, e decidiu os três que serão constar na votação das prioridades da CP 2020

Santa Cruz do Sul – O Conselho Regional do Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) definiu nesta segunda-feira em Assembleia Geral Regional os projetos que irão constar na cédula de votação da Consulta Popular 2020. O encontro virtual contou com a presença dos integrantes da assembleia regional do Corede/VRP e dos delegados eleitos nas assembleias microrregionais.

Foram debatidos os seis projetos pré-selecionados a partir do Caderno de Diretrizes Regionais do Corede/VRP, dentro de duas assembleias microrregionais envolvendo os Conselhos Municipais de Desenvolvimentos (Comudes) dos 23 municípios do Centro-Serra e do Baixo Vale, sendo que destes, eleitos três para compor a cédula de votação.

Foram escolhidos os seguintes projetos: o fortalecimento das diretrizes e ações voltadas à prevenção do êxodo rural e da agricultura familiar; fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização da agricultura familiar e o fomento a agroecologia e a produção orgânica. Dentro de cada projeto existem diferentes programas que serão definidos para serem contemplados com os recursos (ver abaixo).

O valor estimado para o Corede/VRP é de R$ 742.857,14, sendo que metade será pago pelo Governo do Estado em 2021 e a outra metade em 2022. O projeto mais votado será contemplado no ano que vem e o segundo mais votado em 2022.

Segundo o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, nos últimos dias houve um alinhamento entre as lideranças em torno dos projetos para que se pudesse buscar um consenso sobre quais serão inclusos na votação da Consulta Popular.

“Fomos para a votação virtual, após a defesa dos delegados e dos representantes dos setores, onde esses três projetos foram escolhidos. Salientamos que os recursos não são os mais adequados, mas é o que temos para este momento e precisamos buscar aplicar da melhor maneira possível para que possamos fazer valer cada centavo”, observou.

A partir de agora começa o processo de mobilização para a votação, que também ocorre de forma virtual site www.consultapopular.rs.gov.br ou por SMS entre 26 de outubro e 03 novembro de 2020. O processo vai encaminhar a aplicação de R$ 20 milhões em projetos para municípios das 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

Consulta Popular

A Consulta Popular é realizada anualmente há mais de 20 anos no Rio Grande do Sul, sendo organizada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. O objetivo é fortalecer o desenvolvimento regional, valorizando projetos que ampliam o crescimento econômico, a ciência e a inovação em áreas como agricultura, infraestrutura e turismo.

Observa DR

Durante a assembleia regional, o professor Rogerio Silveira, coordenador do Observa DR apresentou o trabalho desenvolvido pela Unisc. O Observatório do Desenvolvimento Regional este ano, em função da pandemia, realizou um trabalho diferenciado com informações relativas à região. “Formatamos um conjunto de dados e indicadores sociais e econômicos, para auxiliar os gestores públicos na tomada de decisões em relação à pandemia no Vale do Rio Pardo”, citou.

Através do portal do Observatório se constituiu um conjunto de informações, junto com professores, alunos do mestrado e doutorado, parceria com o Corede VRP, prefeituras de Santa Cruz e Venâncio Aires, e Sociedade de Engenheiros e Arquitetos de Santa cruz do Sul. O trabalho é contemplado em três eixos: Moradia, perfil sócio-demográfico, onde se apresenta maior parte dos casos da Covid-19. Outro trabalho em parceria com a Emater, sobre o impacto da Covid-19 sobre a comercialização de alimentos da agricultura familiar em regiões do Rio Grande do Sul.

Saiba quais são os projetos que irão a votação:

Projeto/Subprojeto

1.Fortalecimento das diretrizes e ações voltadas à prevenção do êxodo rural e da agricultura familiar;

1.1 - Viabilizar a compra de móveis para acomodar os novos alunos durante o processo de formação educacional

1.2 - Viabilizar a aquisição de laboratórios de informática

1.3 - Viabilizar a aquisição de acervos bibliográficos

2. Fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização da agricultura familiar.

2.1 - Industrialização de alimentos /formalização dos empreendimentos

2.2 - Comercialização de alimentos/estruturas de comercialização.

3. Fomento a agroecologia e a produção orgânica;

3.1 - Ampliação da produção de alimentos orgânicos

GALERIA DE FOTOS
Municipios
Clique sobre o mapa do seu município para visualizar mais informações