Câmara de Vereadores de Pantano Grande
FALE COM O COREDE/VRP
51 3717-7349
NOTÍCIAS

08/11/2017 às 11:16
Captação de recursos para projetos é desafio da região

O Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Rio Pardo tem muito o que pensar pelos próximos 13 anos. Isso porque na tarde de ontem, na sala 108 do Bloco 1, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), foi lançado o Planejamento Estratégico de Desenvolvimento (PED). Em pouco mais de 400 páginas, são apontadas as principais necessidades para o avanço da região no que diz respeito à melhora da qualidade de vida. A partir de agora, o desafio é captar recursos para pôr em prática os projetos.

Segundo o presidente do Corede do Vale do Rio Pardo, Heitor Petry, o livro é a síntese de um diagnóstico e sistematização de dados e servirá como um fio condutor das ações a serem executadas na região. “Queremos que esse livro não fique na prateleira. É um material de uso permanente.” A ideia é que, a partir da definição dessas prioridades, sejam feitas parcerias público-privadas e haja articulação de entidades e municípios para captar recursos de várias maneiras.

No PED foram trabalhadas quatro dimensões: institucional; sociocultural; econômica; e infraestrutural e ambiental. Dentro disso, foram elaboradas cinco estratégias regionais, subdivididas em 39 projetos. No livro há ainda a visão, a vocação e os valores do Vale do Rio Pardo, construção feita com representantes da sociedade. Para Petry, o PED também vai servir para reforçar a ideia de que o desenvolvimento deve ser regional e não isolado. 

Consulta Popular

Durante assembleia regional realizada ontem, foi detalhada a maneira como serão aplicados os R$ 2.028.571,43 disponibilizados para o Vale do Rio Pardo, por meio da Consulta Popular. A verba foi dividida em quatro partes iguais e será investida nas áreas de saúde, segurança pública, desenvolvimento rural e agricultura.

SAÚDE 
Criação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), no Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul.

SEGURANÇA PÚBLICA 
Boqueirão do Leão, Candelária, Estrela Velha, General Câmara, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Pantano Grande, Passa Sete, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Segredo, Sinimbu, Sobradinho, Tunas, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz vão receber equipamentos de segurança e armamento, que serão destinados à Polícia Civil e Brigada Militar.

AGRICULTURA 
Melhoramento do solo em propriedades rurais de Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Passa Sete, Segredo, Sobradinho e Tunas.

DESENVOLVIMENTO RURAL 
Investimento em agroindústrias de Boqueirão do Leão, Candelária, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde e Vera Cruz, com foco na prevenção do êxodo rural.

Municipios
Venâncio Aires Santa CRuz do Sul Vera Cruz Sinimbu Herveiras Vale do Sol Passa Sete Segredo Sobradinho Arroio do Tigre Tunas Boqueirão do Leão Mato Leitão Passo do Sobrado General Camara Encruzilhada do Sul Vale Verde Pantano Grande Rio Pardo Candelaria Lagoa Bonita do Sul Ibarama Estrela Velha
Clique sobre o mapa do seu município para visualizar mais informações