Câmara de Vereadores de Pantano Grande
FALE COM O COREDE/VRP
51 3717-7349
NOTÍCIAS

01/06/2021 às 10:24
Corede/VRP decide prorrogar mandato dos membros da assembleia e da diretoria

Por meio de uma assembleia realizada por videoconferência, o Conselho regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) resolveu estender o mandato dos membros da Assembleia Geral Regional e da Diretoria Executiva por até um ano.

A assembleia do Corede VRP é composta por um grupo de 128 membros, dos quais 98 são membros natos – prefeitos, presidentes de Câmara, presidentes dos Comudes, entre outros. Outros 30 membros são indicações da sociedade civil organizada, como Sindicatos, associações comerciais, empresariais, cooperativas, entre outros.

“Víamos nisso o problema maior, pois são indicações de determinados segmentos, que teriam dificuldade de escolha sem a forma presencial”, justificou Petry. Para escolher os representantes como dos membros da Assembleia Geral Regional deveria ser realizada uma Assembleia Geral Ampliada, o que exigiria uma aglomeração muito grande de pessoas, se tornando inviável neste momento, em função da pandemia.

O vice-presidente do Corede VRP, professor Angelo Hoff, salientou que “todos estão seguros em fazer este movimento, por foi algo debatido nos Comudes”, citou. O ex-prefeito de Candelária, e integrante do Comude daquele município, Paulo Butzge, salientou que o momento não é pertinente para realizar uma assembleia presencial. “Como a diretoria formada já está inserida nos anseios da região na questão da pandemia, é salutar prorrogar o seu mandato”.

Já o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa destacou que os encaminhamentos que estão sendo dados, estão alicerçados naquilo que a região pensa. Além da prorrogação do mandato, a assembleia também decidiu que os encontros podem ser de modo presencial ou vídeo-conferência, mantendo seu caráter oficial.

Frente Parlamentar

Outro assunto tratado foi a Frente Parlamentar pelo fomento da Economia no Estado, que foi criada pela Assembleia Legislativa. O deputado Clair Kuhn convocou os Coredes para participar deste processo, sendo que o presidente Heitor Petry sugeriu de se fazer um levantamento das demandas e sugestões da região para levar a um futuro encontro.

Já em relação à Consulta Popular, Petry destacou que estão tramitando projetos e pagamentos relacionais à Agricultura pelo Governo do Estado, referentes à CP 2018/ 2019. Quanto à CP 2021 existe um movimento do Governo do Estado, que pretende agora abrir uma plataforma para que o cidadão possa opinar e dar sua sugestão sobre o que vai ser contemplado. “Hoje, os projetos que são votados, precisam estar no Plano Estratégico Regional e questiono se pela nova sistemática, os projetos que a população indicar, terão o mesmo peso do que aqueles que já foram debatidos pelos Coredes”, questionou. Ainda não existe um cronograma quanto à nova edição da Consulta Popular, que deve ser conhecido nos próximos dias.

 

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Heitor Álvaro Petry

Vice-Presidente: Angelo Hoff

Secretário: Armando Mayerhofer

2ª Secretária: Albino Oto Gewehr

Tesoureiro: Vilmar de Oliveira

2º Tesoureiro: Marciano Ravanello

 

CONSELHO FISCAL

Titulares:

Jalila Stahl Böhm Heinemann

Sandra Marisa Roesch Backes

Carlos Corrêa da Rosa

Suplentes:

Mauricio Bevilaqua

Lenio Augusto Trevisan

Bruno Eugenio Mahl


GALERIA DE FOTOS
Municipios
Venâncio Aires Santa CRuz do Sul Vera Cruz Sinimbu Herveiras Vale do Sol Passa Sete Segredo Sobradinho Arroio do Tigre Tunas Boqueirão do Leão Mato Leitão Passo do Sobrado General Camara Encruzilhada do Sul Vale Verde Pantano Grande Rio Pardo Candelaria Lagoa Bonita do Sul Ibarama Estrela Velha
Clique sobre o mapa do seu município para visualizar mais informações