Câmara de Vereadores de Pantano Grande
FALE COM O COREDE/VRP
51 3717-7349
NOTÍCIAS

10/09/2020 às 13:58
Corede VRP define primeiras ações da Consulta Popular 2020

Com participação de mais de 60 pessoas, Audiência Pública Regional da Consulta Popular definiu assembleias microrregionais para o dia 16


Santa Cruz do Sul – Mais de 60 pessoas participaram da Audiência Pública Regional da Consulta Popular que ocorreu nesta quinta-feira pela manhã, dia 10, de forma virtual. O encontro foi conduzido pelo presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry e contou com a presença dos representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) dos 23 municípios do Vale do Rio Pardo e do Centro-Serra.

Como houve problemas na sessão virtual conduzido pelo Governo do Estado realizado na terça-feira, dia 8, o Corede/VRP resolveu realizar um novo encontro nesta quinta-feira, que ocorreu de forma mais tranqüila. Houve a apresentação dos projetos constantes no Caderno de Caderno de Diretrizes, composto de 29 projetos e subprojetos, dentre os quais serão eleitos aqueles que irão para a cédula de votação deste ano. O valor estimado para o Corede/VRP é de 742.857,14, sendo que metade será pago pelo Governo do Estado em 2021 e a outra metade em 2022.

Foi definido que serão realizadas duas assembleias microrregionais no dia 16 de setembro, de forma virtual. A primeira, para os municípios do Centro-Serra, às 8h30 e a outra, às 10h30 com os municípios do Baixo Vale.

Também foram eleitos nove representantes da região na comissão regional da Consulta Popular 2020: como representantes de órgãos do Estado, Isabela Lagreca, Arlindo Emmel e Andrea Valim; como representantes do Corede/VRP, Jéferson Klunk, Albino Gehwer e Lenio Trevisan e os representantes da sociedade civil, Salete Faber, Carlos Corrêa da Rosa e Régis Solano.

A última definição foi quanto ao número de projetos a serem incluídos na cédula de votação. A ideia aprovada é a da inclusão de três projetos, sendo que os dois mais votados serão os eleitos para receberem os recursos. “Iremos contemplar projetos regionais, que congreguem as duas microrregiões, a fim de podermos trabalhar em áreas mais macro, não dividindo tanto os recursos”, avaliou o presidente Heitor Petry. Para ser contemplado com o recurso da Consulta, cada município precisa atingir o número mínimo de 2% dos eleitores.

 

 Sobre a Consulta Popular

Realizada anualmente há mais de 20 anos no Rio Grande do Sul, a Consulta Popular é organizada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. O objetivo é fortalecer o desenvolvimento regional, valorizando projetos que ampliam o crescimento econômico, a ciência e a inovação em áreas como agricultura, infraestrutura e turismo.  

Este ano, a votação vai ocorrer totalmente de forma virtual no site www.consultapopular.rs.gov.br ou por SMS entre 26/10 e 03/11 de 2020, o processo vai encaminhar a aplicação de R$ 20 milhões em projetos para municípios das 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).


Assessoria de Imprensa do Corede/VRP

assessoria@casemkt.com - 51.99994.6313

FB: CaseMarketing

Rua Assis Brasil, 779 - Sala 1

Centro - 96810 158 - Santa Cruz do Sul/RS

www.casemkt.com



 






 

GALERIA DE FOTOS
Municipios
Venâncio Aires Santa CRuz do Sul Vera Cruz Sinimbu Herveiras Vale do Sol Passa Sete Segredo Sobradinho Arroio do Tigre Tunas Boqueirão do Leão Mato Leitão Passo do Sobrado General Camara Encruzilhada do Sul Vale Verde Pantano Grande Rio Pardo Candelaria Lagoa Bonita do Sul Ibarama Estrela Velha
Clique sobre o mapa do seu município para visualizar mais informações