Câmara de Vereadores de Pantano Grande
FALE COM O COREDE/VRP
51 3717-7349
NOTÍCIAS

15/09/2020 às 18:29
Corede/VRP realiza assembleias microrregionais da Consulta Popular

Deliberações importantes a respeito da Consulta Popular, como por exemplo, a definição de até cinco projetos de cada microrregião a serem levadas para a assembleia regional, serão tomadas nas duas assembleias microrregionais que o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP).

As assembleias microrregionais serão realizadas na manhã desta quarta-feira, dia 16, de forma virtual. Às 8h30, ocorre a assembleia para a microrregião dos municípios do Centro-Serra, enquanto que às 10h15, ocorre a assembleia da microrregião do Baixo Vale. A Assembleia Regional da Consulta Popular definirá as últimas questões do processo será realizado no dia 28 de setembro.

A cédula será integrada de três projetos, sendo que os dois mais votados serão os eleitos para receberem os recursos. A ideia, segundo o presidente do Corede/VRP é contemplar projetos regionais, que congreguem as duas microrregiões. “Queremos trabalhar em áreas mais macro, não dividindo tanto os recursos”, destaca o presidente Heitor Petry. Para ser contemplado com o recurso da Consulta, cada município precisa atingir o número mínimo de 2% dos eleitores.

Os participantes ainda escolherão os delegados durante a Assembleia, na proporção de um para cada 10 participantes, e em caso de fração igual ou superior a 5, elege-se mais um delegado, para a assembleia regional.

A escolha dos projetos para a cédula de votação sairá do Caderno de Caderno de Diretrizes, composto de 29 projetos e subprojetos. O valor estimado para o Corede/VRP é de R$ 742.857,14, sendo que metade será pago pelo Governo do Estado em 2021 e a outra metade em 2022.

Participam da assembléia do Centro-Serra reunirá os municípios do Arroio do Tigre, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Passa Sete, Segredo, Sobradinho e Tunas. Já do Baixo Vale estarão participando os Comudes dos municípios de Boqueirão do Leão, Candelária, Encruzilhada do Sul, General Câmara, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Consulta Popular

Realizada anualmente há mais de 20 anos no Rio Grande do Sul, a Consulta Popular é organizada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. O objetivo é fortalecer o desenvolvimento regional, valorizando projetos que ampliam o crescimento econômico, a ciência e a inovação em áreas como agricultura, infraestrutura e turismo. 

Este ano, a votação vai ocorrer totalmente de forma virtual no site www.consultapopular.rs.gov.br ou por SMS entre 26/10 e 03/11 de 2020, o processo vai encaminhar a aplicação de R$ 20 milhões em projetos para municípios das 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

 

Assessoria de Imprensa do Corede/VRP

assessoria@casemkt.com - 51.99994.6313

FB: CaseMarketing

Rua Assis Brasil, 779 - Sala 1

Centro - 96810 158 - Santa Cruz do Sul/RS

www.casemkt.com

GALERIA DE FOTOS
Municipios
Venâncio Aires Santa CRuz do Sul Vera Cruz Sinimbu Herveiras Vale do Sol Passa Sete Segredo Sobradinho Arroio do Tigre Tunas Boqueirão do Leão Mato Leitão Passo do Sobrado General Camara Encruzilhada do Sul Vale Verde Pantano Grande Rio Pardo Candelaria Lagoa Bonita do Sul Ibarama Estrela Velha
Clique sobre o mapa do seu município para visualizar mais informações