Câmara de Vereadores de Pantano Grande
FALE COM O COREDE/VRP
51 3717-7349
NOTÍCIAS

28/08/2018 às 16:51
Corede/VRP vai encaminhar carta de demandas aos candidatos

Documento foi proposto por entidades que participaram do 1º Seminário de Articulação e Integração das Políticas Regionais do Vale do Rio Pardo

Santa Cruz do Sul – O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) vai elaborar uma carta contemplando as demandas regionais e fará a entrega aos candidatos ao Governo do Estado e ao Senado Federal. A proposta foi apresentada no 1º Seminário de Articulação e Integração das Políticas Regionais do Vale do Rio Pardo, que aconteceu nesta terça-feira, dia 28, na Unisc.
O evento, que congregou uma série de entidades, contou com uma conferência com o doutor Antônio Paulo Cargnin (PPGGEO-UFRGS e SPGG-RS), além da apresentação das Políticas e Projetos de Planejamento Territorial na Região, pela Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (AMVARP) e Centro-Serra (AMCSERRA), a Associação dos Municípios do Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (ATURVARP) e Associação do Turismo dos Municípios do Centro Serra (ATURCSERRA), o Consórcio Intermunicipal de Serviços (CISVALE), o Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí e o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pardo e do Baixo Jacuí e o APL de Agroindústria e Produção de Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul (ACI-SCSC), Lucas Rubinger, fez uma rápida explanação da campanha Duplica 287, e convidou a todos os municípios a se engajarem nesta luta. 

Ações
O professor Rogério Silveira, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc, que coordenou o Seminário, destaca algumas ações que foram propostas a partir do evento. Entre elas, está a elaboração de uma carta de intenções da região, com propostas de investimentos prioritários, para a entrega aos candidatos ao Governo do Estado e ao Senado. “Trata-se de algo muito importante para que se possa cobrar um posicionamento posterior dos eleitos no comprometimento com a região”, observou. 
As outras ações contemplam áreas como o turismo, com a revisão e atualização do Plano Estratégico de Desenvolvimento; a promoção de seminários nas áreas ambiental para tratar de boas práticas de resíduos sólidos e conhecer outras experiências; de planejamento territorial, para a revisão dos Planos Diretores; de energia alternativa, para a produção de energia fotovoltaica; além de um mapeamento das instituições para a cartografia regional de suas experiências.


GALERIA DE FOTOS
Municipios
Venâncio Aires Santa CRuz do Sul Vera Cruz Sinimbu Herveiras Vale do Sol Passa Sete Segredo Sobradinho Arroio do Tigre Tunas Boqueirão do Leão Mato Leitão Passo do Sobrado General Camara Encruzilhada do Sul Vale Verde Pantano Grande Rio Pardo Candelaria Lagoa Bonita do Sul Ibarama Estrela Velha
Clique sobre o mapa do seu município para visualizar mais informações