Câmara de Vereadores de Pantano Grande
FALE COM O COREDE/VRP
51 3717-7349
NOTÍCIAS

24/10/2019 às 09:07
Seminário de boas práticas de gerenciamento de resíduos sólidos acontece na próxima quarta-feira, dia 30

Santa Cruz do Sul - O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), através do Comitê Setorial Ambiental, estará promovendo na quarta-feira, dia 30, na sala 101 da Unisc campus Santa Cruz do Sul, o Seminário de Boas Práticas de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

O evento tem como objetivo apresentar projetos com bons resultados desenvolvidos em diversas instituições da região. A comissão organizadora é formada por integrantes do Corede/VRP, pelos funcionários da prefeitura de Vale do Sol, Graciela Pacheco e Lenio Augusto Trevisan; prefeitura de Vera Cruz, Ricardo Konzen; e pela professora da UERGS, Isabela Holtermann Lagreca, todos integrantes do Comitê Setorial Ambiental. O grupo selecionou alguns projetos e programas para sensibilizar gestores e público em geral para o atendimento dos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos.  Os participantes do evento vão poder conhecer as iniciativas e modelos para implantar em seus municípios.

O evento inicia às 13h30, com o credenciamento dos participantes, e exposição de trabalhos defronte à sala do evento. Às 14h o prefeito municipal de Candelária, Paulo Roberto Butzge irá apresentar o Programa Ambienta Candelária; logo após será apresentada a experiência da Copercicla, do município de Santa Cecilia do Sul – Modelo de Gestão e Manejo de Resíduos Sólidos, a ser feita pelo presidente da entidade Tiago Zotti e o auxiliar administrativo Cristian Vidal; em seguida será apresentada a experiência na operação da Usina de Transbordo e Triagem do município de Venâncio Aires pelo prefeito Giovane Wickert e pelo secretário de Meio Ambiente Clóvis Schwertner.

As 15h30, o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) fará a apresentação do Plano de Trabalho para a elaboração do Plano Estratégico Regional de Resíduos Sólidos, através da empresa Urbana Lógica do Brasil, por Eduardo Vargas. Neste trabalho a empresa contratada pelo consórcio revisou os Planos Municipais de Resíduos Sólidos dos municípios conveniados e concluirá com o plano regional. O objetivo do estudo é contribuir com os municípios no gerenciamento dos resíduos sólidos e apontar alternativas viáveis, tanto técnica, econômica, quanto ambientalmente, a serem adotadas para a região. O reflexo se dará não apenas para os consorciados, mas também para toda a região do Vale do Rio Pardo.


Municipios
Venâncio Aires Santa CRuz do Sul Vera Cruz Sinimbu Herveiras Vale do Sol Passa Sete Segredo Sobradinho Arroio do Tigre Tunas Boqueirão do Leão Mato Leitão Passo do Sobrado General Camara Encruzilhada do Sul Vale Verde Pantano Grande Rio Pardo Candelaria Lagoa Bonita do Sul Ibarama Estrela Velha
Clique sobre o mapa do seu município para visualizar mais informações