Câmara de Vereadores de Pantano Grande
FALE COM O COREDE/VRP
51 3717-7349
NOTÍCIAS

09/09/2019 às 18:07
Agricultura Familiar e turismo contemplados com recursos da Consulta Popular

Projetos foram eleitos prioritários com 10.675 votos (Agricultura Familiar e 5.318 votos (Turismo)

Santa Cruz do Sul – Agricultura familiar e turismo foram os dois projetos contemplados com recursos da Consulta Popular 2019. A Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE) liberou os dados da votação nesta segunda-feira, dia 9, sendo que os projetos contemplados com recursos do Governo do Estado nas áreas de agricultura familiar e turismo vão receber R$ 371.428,57. A agricultura familiar somou 10.675 votos e do turismo 5.318.

https://estado.rs.gov.br/upload/arquivos//consulta-popular-2019-resultado-final.pdf

https://estado.rs.gov.br/consulta-popular-define-42-projetos-de-desenvolvimento-regional-para-o-esta...

Os recursos disponíveis para esta realização foi de R$ 20 milhões e será dividida nas 28 regiões dos Coredes. A premissa é aplicar a Consulta Popular como um meio para impulsionar o desenvolvimento regional, fortalecer a participação e comprometimento da sociedade, promover a avaliação de políticas públicas e valorizar as realidades de cada região.

O presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, destaca a mobilização dos municípios da região, apesar dos recursos serem menores em relação aos outros anos. “Todos estão de parabéns pela mobilização e o empenho em atingir os votos necessários. Foi um ano atípico, com menos tempo para se organizar tudo, bem como menos recursos disponíveis, o que poderia significar uma motivação menor, mas os Comudes se esmeraram e foram atrás de votos para garantir a votação mínima”, destaca Petry, numa avaliação preliminar.

“A grande diferença deste ano é que nós focamos nos planos de desenvolvimento regional de cada um dos 28 Coredes. Nos últimos anos os Coredes fizeram seus planejamentos estratégicos priorizado desenvolvimento econômico, infraestrutura, ciência e tecnologia e energia. Nós queremos focar os recursos da consulta popular com os planejamentos de cada região. Ao meu ver isso é muito positivo porque aquilo que foi discutido na região agora vai ter subsídio e apoio da consulta popular para ser realizado”, disse Claudio Gastal, secretário de Governança e Gestão Estratégica.

Fórum dos Coredes

Na próxima quinta-feira, dia 12, a reunião mensal do Fórum dos Conselhos Regionais do Estado do Rio Grande do Sul será realizada na Unisc. A assembleia inicia as 9h, na sala 5328 (bloco 53) da Unisc, por ocasião do IX Seminário Internacional de Desenvolvimento Regional. A assembleia contará com a representação dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul, bem como, da Diretoria Executiva e presidentes dos Comudes do Corede Vale do Rio Pardo e terá como pauta: a Consulta Popular, com a participação do secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Leite Gastal; apresentação do programa Inova RS pelo secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luis da Cunha Lamb; encontro anual dos Coredes e assuntos gerais. A presidente do Fórum dos Coredes é a professora Munira Medeiros Awad (Corede Produção) e o vice-presidente é Heitor Álvaro Petry (presidente do Corede Vale do Rio Pardo).


Municipios
Venâncio Aires Santa CRuz do Sul Vera Cruz Sinimbu Herveiras Vale do Sol Passa Sete Segredo Sobradinho Arroio do Tigre Tunas Boqueirão do Leão Mato Leitão Passo do Sobrado General Camara Encruzilhada do Sul Vale Verde Pantano Grande Rio Pardo Candelaria Lagoa Bonita do Sul Ibarama Estrela Velha
Clique sobre o mapa do seu município para visualizar mais informações