Câmara de Vereadores de Pantano Grande
FALE COM O COREDE/VRP
51 3717-7349
NOTÍCIAS

25/04/2018 às 19:11
Assembleia da Consulta Popular de 2018 lota sala 101 da Unisc

Santa Cruz do Sul – O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) realizou nesta quarta-feira, dia 25 de abril, a primeira assembleia geral regional para desencadear o processo da Consulta Popular na região. O encontro ocorreu na sala 101 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e contou com a participação de mais de 100 entidades representativas.
A assembleia foi conduzida pelo presidente do Corede/VRP e vice do Fórum de Coredes do Rio Grande do Sul, Heitor Álvaro Petry, e contou com a presença do coordenador estadual da Consulta Popular, Teonas Fabiano Baumhardt.
Houve a apresentação da metodologia da Consulta Popular de 2018 e foi constituída a comissão regional composta por nove integrantes, sendo três representantes do Estado, do Corede e da sociedade.

Os representantes eleitos foram dos Órgãos do Estado, Mariluce dos Reis, da 13a Coordenadoria Regional da Saúde; Maurício Dellamea, do comando Regional do Corpo de Bombeiros; Edina Elena Moreira, da Brigada Militar; do Corede VRP, Paulo Mans; Beatriz Helena Funck Rosauro, e Bruno Eugênio Mahl; e da Sociedade Civil Organizada, Jeferson Klunk, do Sicredi; Salete Faber, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Cruz do Sul; e Silvano de Gaspari, vice-prefeito de Ibarama.

Também houve o debate e aprovação para a realização de assembleias municipais, com eleição de delegados para a assembleia geral ampliada. Elas serão realizadas até 22 de maio, onde são escolhidos cinco projetos entre os 39 apontados como prioritários. Já nos dias 22 e 23 de maio serão realizadas as assembleias microrregionais, onde serão  escolhidos cinco

projetos entre todos os que vierem como sugestão dos Comudes. No dia 22 de maio será no a assembleia do Centro Serra, na Câmara de Sobradinho e, no dia 23, em Santa Cruz do Sul.

No dia 28 de maio será realizada a assembleia regional ampliada em Santa Cruz, na Unisc, para as definições finais, como os percentuais de recursos destinados a cada um dos projetos eleitos e o número de projetos a serem eleitos, serão definidos nesta etapa. O Vale do Rio Pardo terá disponível o valor de R$ 2.902.629,78 para a Consulta Popular 2018/2019.

O presidente do Corede, Heitor Petry, faz uma avaliação positiva da assembleia. “Definimos algumas situações importantes para os próximos passos, em especial a alteração em relação às assembleias dos Comudes, que terão que ser realizadas até o dia 22, quando realizaremos as microrregionais”, observou.


Segundo o coordenador estadual da Consulta Popular, Teonas Baumhardt, o Governo do Estado aumentou para R$ 80 milhões os recursos a serem empenhados na próxima Consulta Popular. “Temos uma premissa no Governo que é votar recursos que conseguirão ser empenhados e pagos. E ao longo dos 23 anos de história do processo de Consulta Popular conseguimos nos últimos anos pagar 100% dos projetos que foram elencados como prioritários pelas regiões, o que é um ganho muito grande”, observa.

 

Assessoria de Imprensa do Corede VRP

 

Jacson Miguel Stülp – MTb /DRT-RS 9692

Direção de Conteúdo

Jornalista / Assessoria de Imprensa/ assessoria@casemkt.com

(51) 3056.2840 / 9999.46313

FB: CaseMarketing / Skype: Jacson.miguel.stulp

CASE MARKETING

Rua 28 de setembro, 624 / sala 624 Centro - 96810 174 - Santa Cruz do Sul/RS

www.casemkt.com

GALERIA DE FOTOS
Municipios
Venâncio Aires Santa CRuz do Sul Vera Cruz Sinimbu Herveiras Vale do Sol Passa Sete Segredo Sobradinho Arroio do Tigre Tunas Boqueirão do Leão Mato Leitão Passo do Sobrado General Camara Encruzilhada do Sul Vale Verde Pantano Grande Rio Pardo Candelaria Lagoa Bonita do Sul Ibarama Estrela Velha
Clique sobre o mapa do seu município para visualizar mais informações