Câmara de Vereadores de Pantano Grande
FALE COM O COREDE/VRP
51 3717-7349
NOTÍCIAS

19/08/2019 às 15:38
Assembleia regional define últimos detalhes da Consulta Popular

Projetos que serão incluídos na cédula de votação foi uma das deliberações do encontro que ocorreu na Unisc

 

Santa Cruz do Sul – Uma assembleia regional com presença de lideranças locais e regionais, fechou a preparação do processo de Consulta Popular na região do Vale do Rio Pardo. O encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 19, na Unisc, e definiu os cinco projetos que constarão na cédula de votação, que ocorre entre os dias 4 a 6 de setembro.

A assembleia acordou em manter os quatro projetos comuns as duas microrregiões na cédula de votação e discutir os dois diferentes. Os representantes da microrregião Centro-Serra abriram mão do projeto que beneficiaria o programa gestão sustentável do solo – veja no final como ficará a disposição na cédula de votação.

Também foi definido que estarão aptos a receber os recursos referentes aos projetos eleitos os municípios que atingirem no mínimo os seguintes percentuais de votação: municípios com até 10 mil eleitores – 3,0%; municípios entre 10.001 e 40 mil eleitores – 2,5%; municípios entre 40.001 e 80 mil eleitores – 2,0% e municípios entre 80.001 e 120 mil eleitores – 1,5%.

Também ficou definido que estarão aptos a receber o recurso referente aos projetos eleitos os municípios que atingirem os seguintes percentuais de votos no respectivo projeto de âmbito regional: municípios com até 10 mil eleitores – 0,5%; municípios entre 10.001 e 40.000 eleitores – 0,75%; municípios entre 40.001 e 80 mil eleitores – 1,0% e municípios entre 80.001 e 120.000 eleitores – 1,25%.

Também foram definidas as entidades executoras dos projetos: o primeiro será via Feaper ou convênio dos municípios por sessão de uso; o segundo, via consórcio - Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) ou Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí; o terceiro, pela Unisc, Estado ou consórcio; o quarto pelo Feaper; o quinto por consórcio.

Será destinado o mesmo valor para os 23 municípios do Corede/VRP, sem proporcionalidade, sendo que 11 municípios acessarão o recurso de um dos projetos eleitos e outros 12 municípios de outro, respeitando a proporcionalidade dos votos no projeto.




“Foi uma assembleia bem tranquila e conseguimos chegar a um
consenso de forma bem natural. Agora, precisamos mobilizar a comunidade para a
votação”, observou o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, que
comandou a assembleia.


 



A votação

O valor da Consulta Popular para o Vale do Rio Pardo este ano será de R$ 742.857,14, sendo este valor dividido igualmente entre os dois projetos mais votados, cabendo R$ 371.428,57 para cada. A Consulta Popular será nos dias 04, 05 e 06 de setembro, em todo o Estado do Rio Grande do Sul, e, a exemplo de anos anteriores, a votação será em três modalidades: on-line, pelo site www.consultapopular.rs.gov.br; através do aplicativo off-line (forma de voto coletada por dispositivos móveis sem acesso à internet) e por SMS (mensagem de texto / torpedo). Para votar, o cidadão precisa ter título de eleitor, podendo votar somente uma única vez.

 

 Projetos da Cédula de votação

1.Fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização da agricultura familiar

2. Qualificação e Desenvolvimento do Turismo do Vale do Rio Pardo

3. Desenvolvimento e inovação tecnológica da região

4- Fomento a agroecologia e a produção orgânica

5 - Educação ambiental



 



 

GALERIA DE FOTOS
Municipios
Venâncio Aires Santa CRuz do Sul Vera Cruz Sinimbu Herveiras Vale do Sol Passa Sete Segredo Sobradinho Arroio do Tigre Tunas Boqueirão do Leão Mato Leitão Passo do Sobrado General Camara Encruzilhada do Sul Vale Verde Pantano Grande Rio Pardo Candelaria Lagoa Bonita do Sul Ibarama Estrela Velha
Clique sobre o mapa do seu município para visualizar mais informações