Câmara de Vereadores de Pantano Grande
FALE COM O COREDE/VRP
51 3717-7349
NOTÍCIAS

18/12/2020 às 10:13
Corede/VRP celebra 29 anos de atuação

Santa Cruz do Sul – O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) celebra seus 29 anos de atuação neste sábado, dia 19 de dezembro, sendo um fórum de discussão e decisão a respeito de políticas e ações que visem ao desenvolvimento regional.

Cique e veja o vídeo do presidente Heitor Petry 

https://fb.watch/2soq6uVC_P/

O Corede/VRP foi instalado em 19 de dezembro 1991 em Rio Pardo e constitui-se como associação com a abrangência territorial de 23 municípios do Vale do Rio Pardo: de Arroio do Tigre, Boqueirão do Leão, Candelária, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, General Câmara, Herveiras, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Mato Leitão, Pantano Grande, Passa Sete, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Segredo, Sinimbu, Sobradinho, Tunas, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Os objetivos dos Coredes, segundo a lei estadual, são a promoção do desenvolvimento regional harmônico e sustentável; a integração dos recursos e das ações do governo na região; a melhoria da qualidade de vida da população; a distribuição equitativa da riqueza produzida; o estímulo à permanência do homem em sua região; a preservação e recuperação do meio ambiente.

O presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry destaca que o a entidade sempre procurou ser um espaço acolhedor das demandas regionais, onde as instituições representadas pudessem debater os temas importantes, estabelecer os planos estratégicos e agir em consonância com aquilo que estava de acordo com o desenvolvimento da região.

Petry lembra que esteve presente na instalação do Corede VRP, como então presidente da Câmara de Vereadores de Vera Cruz, e vem acompanhando as atividades do Corede ao longo desta história de 29 anos.

“O Corede é um espaço para a defesa do desenvolvimento na lógica da sustentabilidade, compreendendo a geração de renda e os aspectos econômicos em harmonia com a questão ambiental, e que este contexto possa gerar qualidade de vida para as pessoas no âmbito social”, observa.

O presidente ainda diz que foi um ano de muitos desafios para todos. “O 2020 se apresentou com muitos desafios: os impactos de uma forte estiagem que assolou a região, além da pandemia onde tivemos que nos adequar. Conseguimos encerrar o ano com o cumprimento do papel do Corede com o envolvimento dos Comudes e das instâncias públicas e privadas”, cita.

Por outro lado, ele garante que o compromisso do Corede é estar integrado em todas as instâncias, harmonizado com aquilo que é o anseio da comunidade na busca de dias melhores. “A região pôde acessar recursos públicos graças ao engajamento de lideranças e da comunidade, e daqueles que acreditaram no processo da Consulta Popular”, define. Petry aponta ainda que é preciso lembrar das pessoas que fizeram parte desta história e que ainda hoje estão integradas, mesmo num ano muito complicado.

 

Assembleia Regional

Uma reunião virtual reúne toda a assembleia geral regional do Corede/VRP na próxima terça-feira, dia 22, às 14h. Na pauta está a definição do destino e do rateio dos recursos da Consulta Popular 2020/2021 e a apresentação do relatório de pagamentos da Consulta Popular, entre outros assuntos.

 

Confira a relação dos ex-presidentes do Corede/VRP:

1991/1993

Coordenador: Paulo Cezar Begnis – Prefeito de Rio Pardo

1993/1995

1º Coordenador: Denis Colossi

1995/1997

Presidente: Almedo Dettenborn – Prefeito de Venâncio Aires

1997/1999 a 1999-2001

Presidente: Luiz Augusto Costa a Campis

2001/2003

Presidente: Rogério Silveira (permaneceu até dezembro de 2001)

2003/2005

Presidente: Luiz Augusto Costa a Campis

2005/2007 a 2015/2017

Presidente: Mariza Terezinha da Motta Christoff

2017/2019 a 2019/2021

Presidente: Heitor Álvaro Petry

 

Assessoria de Imprensa do Corede/VRP

assessoria@casemkt.com - 51.99994.6313

FB: CaseMarketing

Rua Assis Brasil, 779 - Sala 1

Centro - 96810 158 - Santa Cruz do Sul/RS

www.casemkt.com

Municipios
Venâncio Aires Santa CRuz do Sul Vera Cruz Sinimbu Herveiras Vale do Sol Passa Sete Segredo Sobradinho Arroio do Tigre Tunas Boqueirão do Leão Mato Leitão Passo do Sobrado General Camara Encruzilhada do Sul Vale Verde Pantano Grande Rio Pardo Candelaria Lagoa Bonita do Sul Ibarama Estrela Velha
Clique sobre o mapa do seu município para visualizar mais informações