Câmara de Vereadores de Pantano Grande
FALE COM O COREDE/VRP
51 3717-7349
NOTÍCIAS

28/11/2022 às 16:42
Encontro Anual dos Coredes será em Bento Gonçalves

Há vinte e quatro anos os Conselhos Regionais de Desenvolvimento realizam o encontro anual de Avaliação e Planejamento dos Coredes, que esse ano será realizado no município de Bento Gonçalves, entre os dias 30 de novembro a 02 de dezembro. O local do evento será na Universidade de Caxias do Sul – campus universitário da região do Vinhedos. A organização do evento está a cargo do Corede Serra. A programação inicia no dia 30 (quarta-feira), com recepção aos participantes, visita de cortesia ao prefeito anfitrião Diogo Siqueira e reunião da diretoria executiva do Fórum dos Coredes. 

No dia 01 de dezembro (quinta-feira) três grandes temas norteiam o encontro: Painel I – Coredes: passado, presente e futuro; Painel II – Coredes: governança regional do desenvolvimento e território para planejamento do orçamento estadual e Painel III – Desafios municipais: e os Coredes? Importantes nomes ligados ao desenvolvimento regional do estado farão partes dos três painéis, como Antônio Carlos Hohlfeldt, Paulo Antonio Frizzo, José Reovaldo Oltramari, Celso Bernardi, Arita Bergmann, entre outros, no intuito de contribuir com o debate e avançar na temática. 

Ainda, no dia 01 de dezembro, no turno da tarde, o tema da Consulta Popular entra em pauta, com o Painel III – projetos regionais para otimização dos recursos da Consulta Popular; Painel IV – Ideias que Inspiram e Painel V – como captar recursos para projetos do Plano Estratégico Regional? Neste último, aspectos como a escola de capacitação do Governo Federal, gerando autonomia para viabilizar a captação de projetos para os PEDs e a aproximação das emendas parlamentares com o Plano Estratégico, bem como, os fundos nacionais e internacionais para execução dos projetos, serão pauta neste painel. A mediação será de Subsecretário de Planejamento (SUPLAN), Antônio Paulo Cargnin. 

E na sexta-feira, dia 02, último dia de evento, o foco do debate será em torno da Consulta Popular e a revisão e atualização dos Planos Estratégicos Regionais – 2015/2030 e a elaboração da Carta de Bento Gonçalves. O Painel VIII terá a participação da Diretora do Departamento de Articulação Regional e Participação – DARP, Bruna Mariana Blos Hepp, abordando aspectos da Consulta Popular e na sequência Antônio Paulo Cargnin fala sobre o PED 2022/2030 e a disponibilização de uma ferramenta de gestão para os projetos e a construção da governança para execução dos mesmos. Para o almoço de encerramento está prevista a participação do Governador eleito do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite. O convite para o evento foi feito a todos os integrantes da Assembleia Geral Regional do Corede Vale do Rio Pardo, sendo que o presidente da entidade, Heitor Álvaro Petry, deverá participar. 

Municipios
Venâncio Aires Santa CRuz do Sul Vera Cruz Sinimbu Herveiras Vale do Sol Passa Sete Segredo Sobradinho Arroio do Tigre Tunas Boqueirão do Leão Mato Leitão Passo do Sobrado General Camara Encruzilhada do Sul Vale Verde Pantano Grande Rio Pardo Candelaria Lagoa Bonita do Sul Ibarama Estrela Velha
Clique sobre o mapa do seu município para visualizar mais informações