Câmara de Vereadores de Pantano Grande
FALE COM O COREDE/VRP
51 3717-7349
NOTÍCIAS

04/03/2020 às 15:22
Fórum de Diversificação debate experiências na agricultura familiar na Expoagro Afubra




Evento será realizado no dia 18 de março, às 9h30, no auditório do Parque da Expoagro Afubra. Relato de produtores e participação de autoridades é ponto alto


Santa Cruz do Sul – O Conselho Regional do Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), junto com a coordenação da Expoagro Afubra, vai realizar mais uma edição do Fórum de Diversificação na Expoagro Afubra, em Rincão del Rey, Rio Pardo, no dia 18 de março. O início ocorre às 9h30 no auditório do Parque da Expoagro Afubra e é voltado a agricultores familiares e gestores, para o debate de políticas públicas e ações práticas nas propriedades.

O evento, que chega à sua quinta edição sob a coordenação do Corede/VRP, vai trazer para debate na Expoagro Afubra alguns cases de agricultores familiares, sob o tema “Valorização do agricultor: do campo à cidade”. Conforme o coordenador da feira, Marco Antônio Dornelles, o evento objetiva ser um espaço dentro da programação da feira de grande importância, por ser protagonista de exposição, debates e discussões de atividades produtivas rurais, e é realizado por lideranças de instituições do meio, assim como produtores rurais, buscando com isto, promover a diversificação da produção.

O Corede Vale do Rio Pardo tem coordenado este evento nos últimos anos justamente por ter como finalidade, princípios e objetivos a promoção e a participação de todos os segmentos da sociedade regional no diagnóstico de suas necessidades e potencialidades, para a formulação e implantação de políticas e diretrizes que possam promover o desenvolvimento integrado da região, pontuou Dornelles.

O Fórum da Diversificação será realizado no primeiro dia da feira, 18 de março (quarta-feira), com início às 9h30 com recepção e credenciamento, no Auditório Central, tendo sido organizado pelo Comitê Setorial Econômico do Corede Vale do Rio Pardo, que é uma das cinco estratégias regionais que integra o Plano Estratégico Regional. A coordenação do Comitê está a cargo de Jeferson Souza Klunk (Sicredi) e Nicéia Wünsch (ACI Santa Cruz do Sul).

Os integrantes do Comitê Setorial Econômico propuseram a apresentação de duas experiências obtidas junto a produtores rurais da região, Agroindústria Familiar Conservas 10 e Viveiros Werle, respectivamente, que irão socializar as suas experiências de gestão e tecnologia na produção junto a suas propriedades.

Conforme o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, considerando a importância de políticas públicas voltadas a fortalecer a agricultura familiar é fundamental se fazer estes debates. “A temática deste ano nos propõe a refletir sobre a valorização do agricultor. É preciso cada vez mais valorizar e incentivar o processo produtivo do homem do campo, e encontrar alternativas é um para que consigamos manter a atividade e atrair cada vez mais nossos jovens para isto”, observou.

O Fórum da Diversificação trará para o debate a explanação de Fernando Henrique Kohlmann Schwanke, secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária eAbastecimento (MAPA) e Luis Antônio Franciscatto Covatti (Covatti Filho), secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul. Eles farão uma exposição sobre o tema, bem como, responder a questionamentos e participar do debate.

 

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 18 de março de 2019

Local: Auditório do Parque da Expoagro Afubra

9h30: recepção

10h – abertura: presidente do Corede/VRP Heitor Álvaro Petry e representação da Afubra

10h15 - Experiência 1

Tema: Perspectivas e Desafios na Agricultura Familiar

Família Schoeninger – Agroindústria Familiar Conservas 10, de São Martinho, Santa Cruz do Sul (RS)

10h30 - Experiência 2

Tema: Empreendedorismo e gestão sustentável.

Luciano Werle - Viveiros Werle, de Taquari Mirim, Passo do Sobrado (RS)

 

MESA REDONDA

- Fernando Henrique Kohlmann Schwanke - Secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo (MAPA)

- Luis Antônio Franciscatto Covatti (Covatti Filho) - Secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul.

11h30 - encerramento




 

GALERIA DE FOTOS
Municipios
Venâncio Aires Santa CRuz do Sul Vera Cruz Sinimbu Herveiras Vale do Sol Passa Sete Segredo Sobradinho Arroio do Tigre Tunas Boqueirão do Leão Mato Leitão Passo do Sobrado General Camara Encruzilhada do Sul Vale Verde Pantano Grande Rio Pardo Candelaria Lagoa Bonita do Sul Ibarama Estrela Velha
Clique sobre o mapa do seu município para visualizar mais informações