Câmara de Vereadores de Pantano Grande
FALE COM O COREDE/VRP
51 3717-7349
NOTÍCIAS

16/04/2018 às 09:54
Pesquisa online realizada quer qualificar a Consulta Popular



Com o objetivo de analisar a metodologia e qualificar ainda mais a Consulta Popular foi realizada no mês de março uma pesquisa online. Responderam o questionário pessoas que atuaram de forma voluntária no processo em 2017 e os Conselheiros Regionais de Desenvolvimento (Coredes), estando disponível para votação entre os dias 13 e 22 de março. Responderam as 24 perguntas, um total de 1.056 pessoas, o que corresponde a uma amostra de 2,4%.

A pesquisa foi dividida em quatro sessões: objetivos da Consulta Popular; distribuição de recursos, metodologia e dados censitários. Na primeira sessão as pessoas se dividem no que diz respeito sobre a política da Consulta Popular. Cerca de 40% dos entrevistados acreditam que o processo deve promover o desenvolvimento regional contemplando todas as regiões e 35,42%acreditam que o processo deve combater as desigualdades regionais privilegiando as regiões menos desenvolvidas. Outros 22,63% opinaram que a Consulta deve aportar recursos complementares para projetos locais.

A atual orientação da Consulta Popular é utilizar os recursos como instrumento de redução das desigualdades regionais. Quase a metade dos entrevistados, 48,58% acreditam que a Consulta deve continuar distribuindo recursos e privilegiando as regiões com menor desenvolvimento. Já 28,5% pensam que a melhor maneira é distribuir os recursos de acordo com a população, número de municípios e área territorial do Corede. O restante acredita na distribuição igualitária entres os Coredes (19,5%) e de acordo com a população (3,41%).

Na sessão dois foram abordados a forma de distribuição dos valores, que neste ano deverá ser de R$ 80 milhões. Entre os três indicadores para distribuição dos valores, foram escolhidos os índices de desenvolvimento da educação (54,73%), renda (54,64%) e saúde (50,38) medidos pelo Idese. Atualmente a Consulta Popular distribui os valores entre as áreas econômica, social e ambiental. Cerca de 47,25% dos votantes acreditam que estes recursos devem continuar sendo distribuídos de forma igualitárias nessas áreas.

A maioria dos entrevistados pensam que a área da saúde (60,89%), agricultura e desenvolvimento rural (46,40%) e educação (43,28%) devem participar da Consulta Popular em 2018. Já as três opções, que segundo os entrevistados, não devem participar do processo de votação são: direitos da cidadania (45,74%), ciência e tecnologia (31,16) e cultura, turismo, desporto e lazer.

METODOLOGIA

As duas últimas votações da Consulta Popular em 2016 e 2017 não tiveram mais a cédula de papel e foram realizadas através do site, aplicativo e SMS. Cerca de 83,24% acreditam que a votação deve continuar sendo exclusivamente digital. Atualmente são disponibilizados por cédula entre seis e 10 projetos para serem escolhidos até cinco propostas por região. Dos entrevistados na pesquisa online, 46,5% afirma que deve manter quantidade de propostas por cédulas. Contudo, 41,19% acham que o número de opções deve ser reduzida, afim de concentrar menor os debates.

Destes, 51,8% acreditam que a escolha de cinco propostas deve ser mantida e 29,64% acham que o número de projetos escolhidos devem ser melhores. Contudo, 18,56% acham que esse número deve se ampliado para apoiar mais iniciativas. No ano passado, os projetos que foram à votação na cédula da Consulta foram selecionados segundo o Planejamento Estratégico de cada Corede. Quase a metade dos entrevistados (46,59), pensa que os projetos devem continuar vinculados. O restante pensa que as regiões devem ter liberdade para apresentar projetos (37,5%) ou o Planejamento Estratégico deve ser revisto para abrigar novos projetos para a região.

Para obter os recursos da Consulta Popular os municípios precisam atingir determinados índices de votação nos projetos eleitos. Para 60,42% das pessoas que responderam ao questionário essa metodologia deve ser mantida. Bem como deve ser mantida três dias para votação, já que é a duração é considerada adequada pela maioria (71,78%) dos voluntários e conselheiros que participaram da pesquisa.

PERFIL DOS ENTREVISTADOS

A pesquisa contou com a participação de 605 (63,35%) homens e 350 (36,65%) mulheres, com média de idade de 43,7 anos. A maioria deles com pós-graduação completa (35%) e curso superior (25,18). O restante possui desde nível fundamental até cursando graduação. Mais da metade dos entrevistados (57,45%) ocupam cargo público.

Sobre os resultados obtidos com a pesquisa, o coordenador da Consulta Popular, Teonas Baumhardt, destaca a importância da pesquisa e na credibilidade. Segundo ele, as pesquisas tradicionais trabalham com uma amostra de apenas 2%. Além disso, outro ponto a destacar, de acordo com Baumhardt é o grau de instrução dos pesquisados, amplamente com curso superior completo.

“A pesquisa é importante para termos uma visão externa sobre a política pública que estamos desenvolvendo. Nos leva a reflexão ou nos legitima. Mostrando que estamos no caminho certo. Todo o processo deve ser avaliado, e a pesquisa é uma metodologia que irá nos auxiliar a melhorar o processo de participação”, afirma o coordenador da Consulta Popular.

CONSULTA POPULAR

Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da sociedade, que define parte dos investimentos que constarão no orçamento do Estado. Anualmente, o governo fixa o valor que será submetido à deliberação da população. A quantia é distribuída entre as regiões de acordo com critérios como quantidade de habitantes e Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese). Neste ano, a Consulta Popular será antecipada em razão das eleições e acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de junho.

Texto: Matheus Haetinger

Fotos: Matheus Haetinger e divulgação.

GALERIA DE FOTOS
Municipios
Venâncio Aires Santa CRuz do Sul Vera Cruz Sinimbu Herveiras Vale do Sol Passa Sete Segredo Sobradinho Arroio do Tigre Tunas Boqueirão do Leão Mato Leitão Passo do Sobrado General Camara Encruzilhada do Sul Vale Verde Pantano Grande Rio Pardo Candelaria Lagoa Bonita do Sul Ibarama Estrela Velha
Clique sobre o mapa do seu município para visualizar mais informações