Câmara de Vereadores de Pantano Grande
FALE COM O COREDE/VRP
51 3717-7349
NOTÍCIAS

10/11/2023 às 20:56
Prefeitura de Venâncio Aires vai executar Centro Regional de Acolhimento para Mulheres

Santa Cruz do Sul - Em Assembleia Geral Regional do Corede Vale do Rio Pardo, realizada de forma remota, por videoconferência na sexta-feira, dia 3, foi tema de pauta a definição da entidade executora do segundo projeto mais votado na Consulta Popular 2022, que foi o Centro Regional de Acolhimento para Mulheres. O município de Venâncio Aires se apresentou como interessado em executar a estrutura.

O presidente do Corede/VRP enalteceu o trabalho de liderança da coordenadora Regional das Trabalhadoras Rurais, Salete dos Passos Faber, desde o momento de defender o projeto para inserí-lo na cédula de votação, como também no processo de votação, e agora contribuindo fundamentalmente para que o município de Venâncio Aires se habilitasse para absorver a sua execução. Importante destacar que esta demanda contempla a carteira de projetos do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional, portanto, é um indicativo daquilo que a região priorizou.

O município de Venâncio Aires se apresentou para desenvolver o projeto, inclusive com a doação do terreno e elaboração de projeto arquitetônico e de engenharia, como contrapartida para a execução. Para o município receber um Centro de Acolhimento para Mulheres, esclareceu Salete, é necessário cumprir alguns critérios, como estar na média e alta complexidade da política de assistência social e, dentre os municípios do Vale do Rio Pardo, os únicos que estariam habilitados seriam Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. Como Santa Cruz do Sul já possui essa Casa Municipal, se buscou uma aproximação com a gestão municipal de Venâncio Aires.

Participaram da assembléia, a secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza; a assistente social da secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, Daiane Führ; e a vereadora de Venâncio Aires, Claidir Neli Kerkhoff Trindade.

A secretária Deizimara solicitou alguns esclarecimentos tendo em vista o processo de execução de projetos, obras e acompanhamento, que acontece pela secretaria. “É interesse do município inclusive estabelecer uma parceria com os demais da região, no entanto, existe a preocupação de, no futuro, poder conveniar com o Estado e a União, estar habilitado, com uma estrutura adequada para essa finalidade”, destacou.

No Ministério da Cidadania, a nomenclatura é “Abrigo Institucional para Mulheres”, sendo que existe um modelo padrão, e sobre os serviços a serem ofertados neste Centro, ficou esclarecido que será o serviço da política de assistência social para acolhimento de mulheres vítimas de violência (alta complexidade), com capacidade para abrigar até 20 mulheres.

Solidários

A vereadora Claidir Neli Kerkhoff Trindade, que preside a Frente Parlamentar da Mulher na Câmara de Venâncio Aires, o município tem toda a estrutura do CRAS e do CREAS, e um contato próximo com a Brigada Militar, atendendo casos de violência doméstica através da Patrulha Maria da Penha. Claidir ressaltou a importância de ser solidários com os municípios menores, uma vez que estes não dispõem de todos os serviços, unindo forças para que esta demanda da população seja atendida.

O presidente do Corede, Heitor Petry, esclareceu que a proposta desse projeto abrange os 15 municípios do Baixo Vale do Rio Pardo, na tradicional divisão de contemplar um projeto para o Centro Serra e dois para o Baixo Vale, na proporcionalidade dos eleitores. O processo das vagas por município será discutido a posterior.

A assistente social Daiane Führ relatou que já está fazendo o contato com os municípios para formalizar o convênio num segundo momento, fazendo um levantamento de custos, parte orçamentária, para a compra das vagas da manutenção do serviço técnico futuro, com ou sem essa construção, porque a demanda de mulheres vítimas de violência as sextas à tarde é grande.

Prazo

O novo desafio que se apresenta agora é o cumprimento do prazo estabelecido pelo Governo do Estado para a apresentação do projeto, que é complexo. Conforme Petry, o Corede/VRP já está em tratativas com o DARP/SPGG para viabilizar a prorrogação do prazo de entrega junto ao Estado para, no mínimo, 90 dias.

 

Texto: Diana Filipina Anton – secretária executiva do Corede/VRP


Assessoria de Imprensa do Corede/VRP

Contatos: 51.9994.6313 - assessoria@casemkt.com

FB: CaseMarketing

Rua Assis Brasil, 779 - Sala 1

Centro - 96810 158 - Santa Cruz do Sul/RS

www.casemkt.com

Municipios
Venâncio Aires Santa CRuz do Sul Vera Cruz Sinimbu Herveiras Vale do Sol Passa Sete Segredo Sobradinho Arroio do Tigre Tunas Boqueirão do Leão Mato Leitão Passo do Sobrado General Camara Encruzilhada do Sul Vale Verde Pantano Grande Rio Pardo Candelaria Lagoa Bonita do Sul Ibarama Estrela Velha
Clique sobre o mapa do seu município para visualizar mais informações